Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
segunda-feira, 01 de março de 2021
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Governo do Estado Principal
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Aprovado novo estatuto da Caixa que limita indicações políticas para cargos de direção

19 de janeiro de 2018 12:42
Aprovado novo estatuto da Caixa que limita indicações políticas para cargos de direção

Imagem: Reprodução

Uma assembleia geral aprovou nesta sexta-feira (19) o novo estatuto da Caixa Econômica Federal. Baseado na lei das estatais, o novo estatuto limita as indicações políticas para cargos de direção do banco. Sua aprovação ocorre na semana em que quatro dos 12 diretores da instituição, indicados por partidos da base aliada do governo Temer, foram afastados de suas funções por suspeitas de irregularidades.

Pelo novo estatuto, o conselho de administração da Caixa passará a ter a prerrogativa de mudar a direção do banco. Poderá, por exemplo, trocar ou manter os atuais vice-presidentes e diretores, de acordo com os critérios definidos na lei das estatais. A nomeação do presidente da Caixa ficará a cargo do presidente da República.

 

As mudanças no estatuto da Caixa 

Assembleia geral

Como era: Não havia assembleia geral. Atribuições eram exercidas pelo Ministério da Fazenda.

Como ficou: Assembleia geral terá competência par eleger e destituir membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, fixar remuneração dos administradores, aprovar as demonstrações contábeis, decidir sobre questões no âmbito do conglomerado, tais como fusões e aquisições.

Nomeação de dirigentes

Como era: Vice-presidentes eram nomeados ou demitidos pelo presidente da República, por indicação do ministro da Fazenda, ouvindo o Conselho de Administração.

Como ficou: Eleição e destituição de vice-presidente passa a ser de competência do Conselho de Administração; aprovação dos vice-presidentes pelo Banco Central; novos critérios para seleção dos vice-presidentes, como uso de consultoria especializada em recrutamento de executivos.

Exigências para o cargo

Como era: Eram exigidos reputação ilibada, notório conhecimento técnico, graduação em curso superior e experiência profissional.

Como ficou: Foram acrescentados impedimentos e vedações mais rigorosos, além de critérios técnicos, a exemplo de experiência, conduta, metas e resultados.

Conselho de Administração

Como era: Não tinha membro independente.

Como ficou: 25% dos membros deverão ser independentes.

Como a Caixa tem um único controlador, a União, a assembleia teve a participação de somente três pessoas: o presidente da assembleia; um procurador da Fazenda Nacional (representando a União); e um secretário.

Depois de aprovado, o estatuto ainda tem de ser registrado na junta comercial do Distrito Federal. Após isso acontecer, o documento se tornará público. O presidente da assembleia, porém, pode autorizar a divulgação antes mesmo do registro.

 Afastamento de vice-presidentes

Nesta semana, o governo anunciou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa. O afastamento foi decidido após recomendações do Ministério Público Federal e do Banco Central. Todos os vice-presidentes afastados foram indicados por partidos políticos e são investigados por suspeitas de irregularidades.

Entenda o que motivou os afastamento 

Depois dos afastamentos, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal que não foram afastados por determinação do presidente Michel Temer passarão por uma avaliação técnica para permanecer no cargo.

Articuladores políticos do governo alertaram o Palácio do Planalto que as mudanças no Estatuto da Caixa Federal poderão representar o fim da possibilidade de a reforma da Previdência ser aprovada no Congresso.

O ultimato dos articuladores foi dado após o banco sinalizar que as novas indicações de dirigentes deverão ser feitas pelo Conselho de Administração da Caixa e não mais pelo presidente da República. Ou seja, em tese, passará a ser uma indicação técnica, não política. Desta forma, partidos como PR, PP, PRB e PMDB perderiam o espaço que têm no banco.

Questionado nesta semana sobre o impacto de mudanças na direção de empresas estatais no apoio ao governo no Legislativo, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, respondeu que o governo está apenas “seguindo a lei”.

Novidades

A Caixa Econômica Federal informou que, a partir da aprovação do novo estatuto, a assembleia geral terá competência para eleger e destituir os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, fixar a remuneração dos administradores, aprovar demonstrações contábeis, e decidir sobre questões como fusões e aquisições.

Além disso, a competência para eleger e destituir vice-presidentes passa a ser do Conselho de Administração, a partir de manifestação do Comitê de Indicação e Remuneração. Os dirigentes também terão de ser aprovados pelo Banco Central. De acordo com a Caixa, serão instituídos critérios para a seleção dos vice-presidentes, como o uso de consultoria especializada em recrutamento de executivos.

A Caixa informou que o novo estatuto também inclui novas práticas voltadas para a “integridade e gestão de riscos, incorporando os preceitos da Lei das Estatais e o disposto em recentes normas publicadas pelos órgãos de supervisão, controle e fiscalização, inclusive pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).”

Serão criados, ainda, quatro comitês vinculados ao Conselho de Administração:

  • Comitê de Otimização de Ativos,
  • Comitê de Partes Relacionadas e Comitê de Correição e Elegibilidade,
  • Comitê de Indicação e Remuneração (anteriormente denominado Comitê de Remuneração),
  • Comitê de Compras, que teve seu escopo ampliado, abrangendo todas as compras e contratações.

O banco público também informou que passará a ser divulgada uma carta anual de governança, que não existia até então, e que será estabelecido um prazo unificado de gestão para os membros do Conselho de Administração e do Conselho Diretor, como também mandato unificado para os membros do Conselho Fiscal. Informou ainda que 25% dos membros do Conselho de Administração deverão ser “independentes”, o que não era contemplado pelas regras anteriores.

Nota da Caixa

Leia a íntegra de nota divulgada pela Caixa Econômica Federal:

CAIXA TEM NOVO ESTATUTO APROVADO

A Assembleia Geral da CAIXA aprovou nesta sexta-feira (19) o novo estatuto do banco, adequado à Lei das Estatais (Lei nº 13.303/ 2016), à Lei 6.404/1976 e ao Programa de Destaque em Governança das Estatais da B3. O novo estatuto é um importante marco na gestão e governança da CAIXA, trazendo mudanças como a criação da Assembleia Geral, novas regras para escolha e atuação dos dirigentes do banco, maior transparência nos processos decisórios e criação de novos comitês estatutários.

A elaboração do novo estatuto teve início em 2016, após a vigência da Lei, e contou com a participação de várias áreas da empresa, de sua direção e dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento. Aprovado na Assembleia Geral, o novo estatuto será remetido ao Banco Central.

Relacionado Posts

Jogadores do Barbalha denunciam maus-tratos e falta de pagamento do time
Esporte

Jogadores do Barbalha denunciam maus-tratos e falta de pagamento do time

‘Dia D de Combate ao AVC’ promove ações de prevenção e tratamento em Juazeiro nesta sexta (25)
Economia

Nove cidades caririenses podem ficar sem receber importante orçamento federal

Governador sanciona medidas de apoio ao setor de eventos
Ceará

Camilo assina carta junto a 15 governadores contestando dados de Bolsonaro sobre repasses à Saúde

Mais Lidas

  • 1° caso brasileiro de Síndrome de Andermann é registrado em criança que vive no Cariri

    1° caso brasileiro de Síndrome de Andermann é registrado em criança que vive no Cariri

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Gol cancela voo diurno no Aeroporto de Juazeiro do Norte

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cariri registra as maiores chuvas do Estado neste domingo (28)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • URCA aprova criação dos cursos de Medicina e Turismo; Vestibular pode ocorrer ainda em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Juazeiro do Norte soma 110 novos casos de Covid no fim de semana; infectados passam de 18 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Jogadores do Barbalha denunciam maus-tratos e falta de pagamento do time

Nove cidades caririenses podem ficar sem receber importante orçamento federal

Camilo assina carta junto a 15 governadores contestando dados de Bolsonaro sobre repasses à Saúde

Em 2021, Juazeiro do Norte registrou média de uma morte por Covid a cada dois dias

Procuradores reclamam de iPhone SE fornecido pela PGR; ‘esmola’

Clemir Institucional
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist