A Escola de Arte e Cultura Eco Marias do Sertão realiza uma ação de fruição cultural nos quilombos dos municípios de Jardim, Porteiras e Jati. A programação conta com espetáculo e apresentações de cultura popular. As apresentações marcam o encerramento do ciclo formativo executado pelo projeto durante o ano de 2025, idealizado pelo Ponto de Cultura ABC Vatá.
As apresentações acontecem de 9 a 14 de Janeiro, a abertura será na sexta-feira (9), no Quilombo dos Mulatos, em Jardim, com apresentação da Banda Cabaçal São José de Missão Velha. A programação continua no mesmo território no sábado (10) com o Espetáculo Cênico “A Menina dos Cabelos de Capim”, direcionada para o público infanto-juvenil.
As ações culturais no Quilombo dos Souza, em Porteiras, estão marcadas para os dias 11 e 12 de Janeiro, com o Reisado Divino Mestre Nando e o Espetáculo Cênico. O evento se encerra no Sítio Mãe D’água, em Jati, nos dias 13 e 14 de Janeiro, também com apresentação de reisado.
A idealizadora do projeto, Valéria Pinheiro, explica o papel importante das fruições artísticas ao final da formação, de acordo com a artista é por meio dessas apresentações que os estudantes conseguem enxergar as possibilidades que o conhecimento artístico pode lhes oferecer. “Oferecer fruição é absolutamente necessário: é nesse momento que as crianças entram em contato com os sonhos”, explica. A partir dessa experiência, elas passam a compreender que a arte também pode ser trabalho, fonte de renda e forma de expressão.
Este projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Federal N.º 14.399 de Julho de 2022. Além de contar com o apoio local da Associação Remanescente do Quilombo Serra dos Mulatos, em Jardim, Escola de Ensino Fundamental Maria Pinheiro Cardoso, em Porteiras e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Franklin Tavares Pinheiro no município de Jati.
























