O trote universitário é uma prática tradicional em diversos países. E, embora seja considerado um ritual de boas-vindas, a atividade pode sair do controle, resultando em casos de violência, lesões e até mortes. Na contramão desse cenário, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte promove, entre 19 de fevereiro e 02 de março, uma ação comunitária solidária e voltada ao impacto social positivo.
O Trote Legal é uma iniciativa idealizada pela Ser Educacional, mantenedora da Instituição de Ensino Superior (IES), e tem como objetivo ressignificar e substituir práticas violentas por ações que incentivem os desenvolvimentos social e ambiental. Neste semestre, a proposta consiste em uma competição solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis. Eles serão destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juazeiro do Norte.
A dinâmica envolve todas as turmas dos 16 cursos de graduação da IES, incluindo veteranos e calouros. As equipes competem entre si e, como incentivo, as três que mais arrecadarem alimentos receberão horas de atividades complementares. O primeiro lugar será contemplado com 30 horas extracurriculares; o segundo, com 20; e o terceiro, com 10.
“Preparamos uma atividade educativa e dinâmica para motivar e conscientizar os alunos. É uma forma de continuar uma tradição e promover o bem com sabedoria, ética, solidariedade e cidadania”, afirma Alday Pinheiro, coordenador do curso de Sistemas de Informação da IES e responsável pelo desenvolvimento da iniciativa.
A população de Juazeiro do Norte também pode participar da corrente de solidariedade. Basta fazer uma doação em nome de uma turma ou um curso da IES. De acordo com Priscilla Aleixo, coordenadora pedagógica da UNINASSAU Juazeiro do Norte, essa é uma oportunidade de fazer o bem e devolver esperança à comunidade.
“A APAE faz um trabalho lindo de inclusão e acolhimento a pessoas com deficiência. As doações irão ajudar na alimentação de crianças que passam o dia lá e serão distribuídas para as famílias associadas”, declara Priscilla.
Os alimentos doados devem ser entregues na coordenação dos cursos entre 19 de fevereiro e 02 de março, nos campi Triângulo ou São Miguel. A lista de ganhadores e a quantidade de itens arrecadados serão divulgados em murais e nas redes sociais da Instituição de Ensino Superior. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato por meio do número (88) 9.9990-3208.


















