sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Parceria entre a URCA e a Secretaria de Cultura é debatida para o fortalecimento do Museu Histórico do Crato

Uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Museu Histórico do Crato foi debatida na manhã desta quinta-feira, 12, para fortalecer o equipamento do município, que deverá ser reaberto, após 16 anos, no próximo mês de março, na cidade.

A iniciativa visa promover e ampliar espaços de exposição, levando peças relevantes da arqueologia e da paleontologia para dentro do espaço, e com isso, contar um pouco da história local e regional. A secretária de Cultura do Crato, Fabiana Vieira, juntamente com a curadora do museu, a professora da UFCA, Adriana Botelho, destacaram a importância de contar com a parceria, para que peças importantes que possam contar mais sobre a trajetória da Bacia do Araripe e do homem Cariri, sirvam de exemplares importantes dessa riqueza da região.

Fabiana destacou para o reitor da URCA, Professor Carlos Kleber, além da vice-reitora, Socorro Vieira, o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Alysson Pinheiro, e a pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire, que há todo um trabalho de levantamentos das peças e o material será organizado no museu dentro de um contexto, com novas salas trazendo a história forma mais dinâmica e com linguagem acessível.

As peças serão avaliadas para a adequada composição do museu. O reitor afirma que a URCA estará dando o suporte necessário. E para isso, deverá ser firmado um convênio interinstitucional entre a universidade e a prefeitura, inclusive para a realização de estágios curriculares, com bolsas de estudo, envolvendo cursos como Artes Visuais e História.

Até o mês de março deverão ser avaliadas peças arqueológicas, como machadinhas ou até mesmo urnas funerárias, para integrarem o acervo do museu histórico, material que é parte integrante do território do Geopark Araripe, com reconhecimento internacional da Unesco.

A secretária de Cultura ressaltou que a curadoria do Museu de Artes Vicente Leite será realizada por Dodora Guimarães, que fará um trabalho inclusive levando ao público o conhecimento do artista que dá nome a esse Museu, além de trabalhar a disposição das obras de arte, como forma de possibilitar melhor leitura e entendimento do público. O Vicente Leite funcionará no primeiro andar do prédio do museu histórico.

Outros Posts