terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Abertura da 6ª Jornada Pedagógica reúne mais de 4.500 profissionais da educação em Juazeiro do Norte

O Ginásio Poliesportivo se tornou palco do encontro que marcou o início da 6ª Jornada Pedagógica de Juazeiro do Norte, reunindo mais de 4.500 profissionais da educação da rede municipal, nessa segunda-feira, 26. O momento simbolizou a abertura do ano letivo e o fortalecimento das ações voltadas à formação continuada.

Esta edição da Jornada entrou para a história por ser a primeira vez em que profissionais efetivos e contratados participaram juntos do evento. A iniciativa da gestão municipal evidencia o compromisso com a valorização de todos que atuam na educação e com a construção de um ambiente mais integrado e participativo.

Com o tema “Pertencer para transformar: juntos por mais aprendizagem”, a sexta edição da Jornada tem como objetivo fortalecer o alinhamento pedagógico da rede, incentivar o engajamento dos profissionais e aprimorar as práticas educacionais, como previsto no programa “EducaJuazeiro: Mais aprendizagem”. Este ano, a iniciativa será ainda mais voltada ao desenvolvimento integral dos estudantes, com foco no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

A abertura contou com a participação da personagem Selminha de Niêta, conhecida nacionalmente pelo bordão “deixa ela, que ela é a mãe da educação”, interpretada pelo ator Jeorge Luíz, trazendo leveza, alegria e momentos de integração entre os participantes. Na sequência, o Professor Dr. Francisco Herbert Lima ministrou palestras nos dois momentos do dia, pela manhã e à tarde, alcançando diferentes públicos da rede municipal.

Pela manhã, a palestra teve caráter inspirador para todos os participantes. Já no período da tarde, o encontro foi voltado a diretores escolares e coordenadores pedagógicos, com o tema “Aprendizagens inegociáveis e gestão educacional: estratégias para a garantia do direito de aprender”. O palestrante destacou que a Jornada Pedagógica é um momento essencial para o debate e a reflexão sobre o compromisso com a garantia de uma educação pública de qualidade e sobre o papel da gestão escolar.

A secretária municipal de educação, Profa. Dra. Márcia Franca, explica que “esse é um momento de planejamento, onde nós iremos debater e estabelecer metas, focando cada vez mais na aprendizagem. Essa será uma semana de muita partilha de conhecimento, na certeza de que estamos iniciando o ano letivo de 2026 com muita leveza, dedicação e aprendizagem.”

A programação segue até o dia 30 de janeiro, com momentos de integração, encontros pedagógicos, planejamento dos professores e discussões sobre a Política Municipal de Alfabetização e o Plano de Metas e Ações 2026.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Profa. Dra. Márcia Franca, dos vereadores Lukão, Pergentina Jardim, Rita Monteiro e Vandinho Pereira, da representante da CREDE 19, Lavina Soares, do Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcondes Landim, além de gestores escolares, professores e demais profissionais da educação, reforçando o caráter coletivo da iniciativa.

Outros Posts