quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Com 21 novas brinquedocreches, Governo do Ceará amplia direito de crianças ao brincar

“Quando a gente garante o direito de brincar, acolhe as nossas crianças, principalmente de 0 a 6 anos, a gente constrói um amanhã melhor”, ressaltou a vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, durante a entrega de 21 kits com brinquedos, livros e jogos pedagógicos para instalação de brinquedocreches em 17 municípios cearenses.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (14), no auditório da SPS, e contou também com a presença de secretários-executivos da Pasta e representantes dos municípios beneficiados. Com a nova entrega, o Estado passa a contar com 253 brinquedocreches distribuídas nos municípios, dentro das ações do programa Mais Infância Ceará.

Com investimento de R$ 523.963,23, as brinquedocreches estimulam o desenvolvimento integral de crianças de 1 a 6 anos, promovendo criatividade, socialização e o fortalecimento das capacidades cognitivas e motoras por meio do brincar. Ao todo, o programa Mais Infância Ceará já soma 818 equipamentos entregues em todos os municípios do Estado.

Na ocasião, Jade Romero reforçou a importância do brincar como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento. “Às vezes quando a gente olha para as crianças, a gente fala do futuro. Mas o nosso futuro, na verdade, é o nosso presente. Se nós não construirmos hoje, não dermos oportunidade hoje –, e o brincar é a maneira, é uma das metodologias para aprender –, a gente não vai conseguir construir esse amanhã que a gente tanto sonha”, completou.

“Espaço de brincar e aprender”

As novas brinquedocreches serão instaladas em Centros de Educação Infantil (Ceis), Cras, Creas e espaços do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos municípios de Arneiroz, Barbalha, Baturité, Canindé, Carnaubal, Crateús, Coreaú, Fortaleza, Granjeiro, Guaramiranga, Itatira, Jucás, Maranguape, Morada Nova, Quixeramobim, São Luís do Curu e Viçosa do Ceará.

Prefeita de Crateús, Janaína Farias agradeceu a entrega do equipamento, que será instalado em um dos Cras do município. “Para a gente, a infância é muito importante, tanto que Crateús tem uma secretaria específica só para cuidar da criança e adolescente do município. E se Deus quiser, essa brinquedocreche vai nos inspirar para que o próprio município possa ampliar o acesso a nossas crianças, a nossa infância, de ter espaço de brincar e de aprender”.

O município já conta com uma Praça Mais Infância, Brinquedopraças e, em breve, será beneficiado com novos equipamentos para o público infantil. “É muita felicidade ter um Governo que olha para as nossas crianças”, completa.

A primeira-dama de Maranguape, Suzana Câmara, também celebrou a entrega e destacou o fortalecimento das políticas para a primeira infância no município. “[Essa entrega] representa muitos benefícios. A gente tem que incentivar o brincar, a coordenação motora, a oportunizar essas crianças nessa faixa etária da primeira infância, que é tão importante”.

Segundo ela, o novo equipamento será instalado no Caps Infantil, contribuindo com o atendimento a crianças com deficiência e crianças atípicas. “[A brinquedocreche] vai ajudar também nas terapias, junto com os profissionais que a gente já tem, psicólogos, agentes sociais, psicopedagogo, além de oportunizar essas crianças ao brincar, a trabalhar a coordenação motora, entre outras”, completou a primeira-dama.

Cada brinquedocreche é composta por casinha petit, escorregador, tabela de basquete, túnel lúdico, gangorra, piscina de bolinhas e gira-gira. O kit inclui ainda 52 livros e jogos pedagógicos inclusivos.

Outros Posts