A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município de Penaforte, localizado na região do Cariri. O equipamento foi construído com recursos do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e visa otimizar o abastecimento de água e garantir a segurança hídrica, beneficiando cerca de 11 mil residentes.
A Estação possui filtro, dois reservatórios e uma Estação de Tratamento de Rejeitos Gerados, além da casa de química. A água para distribuição é captada diretamente do canal do São Francisco, e contribui para o abastecimento de mais de 2.800 imóveis na cidade de Penaforte.
“A ativação da ETA de Penaforte é um avanço importante para a Cagece e para a população, garantindo mais segurança hídrica e aumento da oferta de água tratada. Com captação no canal do São Francisco, a estação melhora a regularidade e a qualidade do abastecimento da cidade. Essa obra beneficia cerca a população, fortalecendo a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento do município”, explica Alyne Lima, supervisora da Cagece.
Com o incremento, o município passa a contar com dois sistemas de abastecimento de água, sendo o primeiro, já operado pela Cagece, realizado através de 2 poços localizados no Sítio Retiro e o segundo com as águas do PISF.
























