O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, realizará gratuitamente, por meio do programa Conectados pela Cura, cerca de 200 atendimentos com mastologista e 60 ultrassonografias de mama durante o mês de outubro.
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e será voltada para mulheres acima de 40 anos, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os mutirões de atendimento acontecerão nas seguintes localidades:
*11 de outubro, das 8h às 12h – distrito do Arajara (Barbalha) e colaboradoras do HMSVP;
*18 de outubro, das 8h às 12h– município de Porteiras;
*25 de outubro, das 8h às 12h– município do Cedro.
Além das consultas e exames, serão realizadas palestras de conscientização sobre os sinais e sintomas do câncer de mama, promovendo conscientização e incentivo ao autocuidado.
Em 2025, até o momento, o setor de Mastologia do Hospital São Vicente já realizou 2.610 consultas. Apenas para o mês de outubro, estão previstos 683 atendimentos de quimioterapia e hormonioterapia, números que reforçam a relevância do trabalho desenvolvido pela instituição na região do Cariri.
Em breve, o hospital ampliará ainda mais o alcance do programa Conectados pela Cura com a chegada da carreta de diagnóstico precoce, que já está em fase de montagem. A estrutura móvel permitirá a realização de ações mensais nos 45 municípios que compõem a região de saúde do Cariri, facilitando o acesso da população a consultas e exames preventivos.
Sobre o Programa:
O programa Conectados pela Cura é o maior projeto de diagnóstico precoce do interior do Ceará. Foi criado para fortalecer a política de cuidado integral ao paciente oncológico do Hospital São Vicente, conectando todos os elos que representam a luta contra diferentes tipos de câncer. O programa realiza diversas ações de rastreamento, capacitação e campanhas voltadas ao diagnóstico precoce, promovendo conscientização e acesso à saúde de qualidade.