quinta-feira, 03 de julho de 2025

CBF começa a definir logística para o Mundial de 2026

Tão logo assegurou a vaga no Mundial de 2026, o Departamento de Seleções da CBF iniciou os preparativos visando à participação do Brasil na competição. Nos últimos dias, Sérgio Dimas, supervisor geral da CBF, e Guilherme Passos, fisiologista, estiveram nos Estados Unidos visitando e inspecionando possíveis locais de treinamento e hospedagem da delegação.

Como parte da preparação da equipe para o torneio, a CBF mapeou vários locais que poderão abrigar o Brasil durante a Copa do Mundo, que será disputada na América do Norte, com sedes no Canadá, Estados Unidos e México. Pela primeira vez o principal torneio da FIFA terá 48 países representados por suas respectivas seleções.

Para Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas da CBF, esta etapa é primordial para os objetivos do Brasil na competição:

“Assim que confirmamos a classificação matemática para a Copa, disparamos nosso planejamento em busca de identificar os melhores “base-camps” (bases operacionais das equipes, compostas por instalações de treino e alojamentos da Fifa), para quando tivermos o sorteio dos grupos em dezembro. A ida do Sérgio Dimas e do Guilherme procura também identificar o que a gente chama de “base-camp CBF”, que vai ser onde faremos a nossa fase preparatória”.

O objetivo principal da viagem é buscar melhor qualidade de gramados, hotéis, facilidades de logísticas, a menor diferença possível de fuso e outros fatores que poderão influenciar positivamente no desempenho da Seleção. Identificadas e mapeadas essas opções, a decisão deverá ser tomada antes mesmo do sorteio, pois várias seleções estão em busca de seus locais de preparação.

“É obrigação nossa ter essas opções levantadas. Uma Copa do Mundo se ganha e se perde dentro de campo e fora dele. Nosso trabalho é planejar, identificar todas as possibilidades e estarmos atentos a todos os detalhes, para que no período da Copa tudo corra rigorosamente conforme o desejo da comissão técnica do Carlo Ancelotti. E também darmos as melhores condições para os atletas, não só no período da disputa, mas também naquele período preparatório da última data-fifa de junho”, completa Rodrigo Caetano.

Cícero Souza, gerente de Seleções Masculinas, traçou o mapa com as melhores rotas e locais que possam abrigar a seleção canarinho

“Entender as condições atuais e as melhorias necessárias em cada uma das principais possibilidades de sedes de treinamento da seleção durante a Copa do Mundo nos permite mapear os ambientes e dotar de estrutura apropriada todos os cenários possíveis, para que nossas áreas estejam em condições de trabalhar em excelência, seja a parte técnica, área de saúde, análise de desempenho, etc …”

Com o planejamento em mãos, Sérgio Dimas e Guilherme Passos foram verificar in loco as condições dos possíveis locais. A primeira parada foi em Orlando, no estado da Flórida, região dos EUA que conta com grande número de brasileiros e que foi utilizada pelo Brasil na preparação da Copa América de 2024. Houve a inspeção de hotéis e de locais de treinamento na cidade e em localidades próximas, além do estádio para a realização de amistosos e jogos-treino.

Depois a dupla brasileira viajou para Seattle, uma das maiores cidades do país, na costa noroeste do Pacífico, próxima da fronteira com o Canadá, um dos chamados “base camp” da Fifa e que foi sede também da Copa do Mundo de Clubes. A visita dos representantes da CBF se encerrou em Portland, onde fica a sede da Nike e que também poderá ser um dos locais indicados pela Fifa.

Outros Posts