A previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica tempo mais instável, principalmente no centro-norte do Ceará. As chuvas previstas estão relacionadas à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), sistema típico deste período do ano e que se forma no Oceano Atlântico, provocando nebulosidade e precipitações ao avançar em direção à costa nordestina.
Nesta quarta-feira (2), o DOL influencia o tempo no estado, com céu nublado e registro de chuvas, sobretudo nas regiões do centro-norte cearense. Durante a tarde e a noite, a formação de novas áreas de instabilidade deve provocar precipitações na região Jaguaribana, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns.
Quinta-feira com tempo mais estável
Na madrugada de quinta-feira (3), ainda há possibilidade de chuva no Sertão Central e Inhamuns, além da faixa litorânea. No decorrer do dia, o céu deve ficar mais claro. Apesar disso, chuvas fracas e isoladas ainda podem ocorrer à noite na Jaguaribana e no Maciço de Baturité.
Retorno das chuvas no litoral
Já na sexta-feira (4), espera-se um aumento nas condições de chuva novamente, especialmente no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Litoral Norte, durante a madrugada e manhã. À tarde, chuvas isoladas devem ocorrer no noroeste do estado, e à noite, há previsão de precipitações pontuais na Jaguaribana, Cariri e no leste do Sertão Central e Inhamuns.
Causas
As chuvas esperadas ao longo do período resultam, além do DOL, de efeitos locais como o sistema de brisa, o relevo acidentado, o calor acumulado durante o dia e a umidade do ar.
As temperaturas mais elevadas devem ser registradas na região Jaguaribana, com máximas em torno de 34°C. Já as mínimas podem variar entre 16°C e 18°C em áreas serranas do Maciço de Baturité, Ibiapaba, sul do Sertão Central e Cariri. Os ventos predominam de sudeste, com rajadas entre 40 km/h e 50 km/h em áreas serranas, Jaguaribana e faixa litorânea.