O que começou como um desafio familiar, assumido ainda na juventude, tornou-se uma das histórias de empreendedorismo e superação mais admiradas do franchising brasileiro e mundial. À frente da iGUi, a maior fabricante e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do planeta, Filipe Sisson, fundador e CEO, celebra três décadas de uma jornada marcada por inovação, coragem e visão estratégica.
“Somos líder de mercado em todo o mundo e nos destacamos por alguns atributos: a marca tem quase 30 anos de existência com referência em qualidade dos produtos, design, segurança e inovação”, afirma o CEO. Atualmente, a Rede detém as marcas iGUi, Splash Piscinas e TRATABEM (primeira e única microfranquia brasileira focada em manutenção e limpeza de piscinas) e está presente em mais de 50 países, com mais de 1.220 unidades ao redor do mundo.
Em 2024, a iGUi alcançou um faturamento recorde de R$ 2,428 bilhões, sendo R$ 2,205 bilhões no Brasil e R$ 223 milhões no exterior, representando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior.
De um acidente familiar ao comando de um império global
A trajetória de Sisson com o setor de piscinas começou cedo. Ainda na faculdade, atuava como auxiliar de escritório em uma pequena fábrica de piscinas da família no Rio Grande do Sul (RS). Após um acidente com seu pai, foi chamado para assumir temporariamente a gestão da empresa quando tinha 19 anos. O que era para ser uma solução provisória tornou-se o primeiro passo de uma virada de chave: em apenas cinco anos, o jovem quitou todas as dívidas do negócio, multiplicou a produção anual de 700 para 3 mil piscinas e estruturou uma rede exclusiva de revendedores.
Em 1995, após divergências na condução da antiga empresa, decidiu seguir seu próprio caminho. Com o apoio de ex-clientes e parceiros, colocou em prática um projeto que, inicialmente, era para ser temporário. Três anos depois, aceitou o convite para se tornar sócio e assumir a liderança executiva de uma nova marca que surgia na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul: a iGUi.