A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (21), nos municípios de Granjeiro, Caririaçu, Aurora e Juazeiro do Norte. A operação batizada de “Bricolagem” investiga fraudes de licitações de obras em escolas municipais da prefeitura de Granjeiro e desvio de verbas federais.
As buscas foram realizadas na prefeitura de Granjeiro, na residência do prefeito, de empresários, funcionários públicos e empresas. Dentro da residência do prefeito, foi encontrado cerca de R$ 213 mil dentro de caixas de sapato. O valor dos contratos fraudados somam cerca de R$ 5 milhões.
De acordo com a PF, durante as investigações, foi constatado que empresas de fachada ganhavam as licitações para reforma ou construção de escolas, entretanto, as obras eram tocadas por funcionários contratados da prefeitura e o dinheiro recebido pelas empresas ganhadoras.
Cerca de 60 policiais federais e 8 servidores da CGU participaram da operação. Foram apreendidos diversos documentos e mídias, um veículo, além de dinheiro que está sendo contabilizado. Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de fraudes em licitações e desvio de verbas federais.
O nome da operação é em alusão ao ato de executar obras e reformas domésticas sem a utilização de serviços profissionais.