Nesta quinta-feira (03), o Papa Francisco aprovou a beatificação da Menina Benigna, na cidade do Vaticano. Papa Francisco recebeu o Cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que levou o decreto de beatificação. A promulgação foi para cinco novos beatos para Igreja, dentre eles a mártir de Santana do Cariri.
Ela é a primeira Beata do estado do Ceará e da Diocese de Crato. O anúncio foi feito oficialmente pelo bispo Dom Gilberto Pastana, em entrevista na Rádio Educadora do Cariri. De acordo com a Diocese, um documento vindo do Vaticano será lido durante missa de beatificação, que não tem data confirmada, mas acontece na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Crato.
A Romaria da Menina Benigna entrou neste ano para o calendário de eventos oficiais do Ceará. As festividades acontecem dos dias 15 a 24 de outubro. A data é em alusão ao aniversário de nascimento e morte da jovem.
Quem foi Benigna Cardoso da Silva?
Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 em Santana do Cariri, e é considera a “heroína da castidade”. A jovem foi assassinada aos treze anos, após se defender de uma tentativa de estupro. O crime aconteceu em 24 de outubro de 1941, cometido por um jovem chamado Raul Alves.
Segundo os relatos históricos, a Menina se recusou a ter relações sexuais com ele, que enfurecido, a golpeou com um facão. Ela morreu sendo considera mártir, por lutar pela sua castidade. Após a morte da garota, visitas constantes ao túmulo começaram a serem feitas pela população do município. Muitos faziam promessas e tinham seus pedidos alcançados.
Desde então, a fé e devoção a Benigna foi aumentando, até o surgimento da Romaria, que já está em sua 16ª edição.