A companhia Avianca Brasil, que era detentora de pelo menos 65% dos voos diários para o Aeroporto de Juazeiro do Norte, encerra nesta semana em definitivo suas operações na principal base aérea do Cariri. Nesta segunda-feira (22) foi encerrada a venda de passagens aéreas e até a quinta-feira (25) fará seus últimos voos para o terminal juazeirense, tendo como principais destinos Fortaleza e São Paulo.
O poder público e empresários da região já iniciaram movimento a fim de atrair uma solução rápida para a demanda de passageiros, que passa a ficar órfã das rotas que eram servidas pela companhia. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, uma reunião já foi feita e estão sendo elaboradas medidas que possam sanar esta questão, trazendo investimento das demais companhias aéreas brasileiras a região.
Já o ex vice-prefeito e empresário Roberto Celestino afirma que irá que lançar, junto a Anac e ao Governo, todas as estratégias possíveis para que a situação não se torne alarmante. “Vamos buscar a Azul, Gol e Latam, o mais breve possível. Mas temos que buscar também o Governo do Estado e o Governo Federal para conseguir essas aprovações”, afirma.
De acordo com Celestino, os 39 voos semanais operados a partir do terminal do Cariri têm uma ocupação média superior a 80%.
Terminal concedido
O terminal aeroportuário de Juazeiro do Norte, que atende a pelo menos 127 municípios de vários estados do Nordeste, foi arrendado junto ao bloco intitulado com o nome da região no último dia 15 de março, em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. Os aeroportos de Recife (PE), João Pessoa e Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL) se juntam ao Orlando Bezerra de Menezes na concessão de trinta anos à estatal espanhola Aena Desarrollo, que levou o bloco pela bagatela de R$ 1,9 bilhão.
De acordo com entrevista do secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a uma rádio juazeirense, há grande possibilidade de o aeroporto ser um possível hub no interior nordestino após a ampliação deste. Ele garante que levará a proposta junto as demais pastas municipais e estaduais a Brasília e também a concessionária, logo após ela assumir a gestão, para ressaltar o potencial que a cidade possui em receber um moderno terminal.
O secretário informou ainda, após o anuncio do cancelamento dos voos da Avianca, que já levou a proposta de novas rotas para companhia Latam Airlines, e que esta possui interesse em manter voos para suprir a demanda para São Paulo e Fortaleza.