Na manhã desta sexta-feira (15), foi anunciada a empresa vencedora do tão esperado leilão dos 12 aeroportos da Infraero a serem concedidas para iniciativa privada. O Aeroporto de Juazeiro do Norte, junto a mais 5 terminais nordestinos, foram arrematados pela concessionária Aena Desarrollo Internacional SME, a maior operadora de terminais aeroportuários do mundo, pela bagatela de R$ 1,9 bilhão de reais.
Nesta quinta rodada de leilões de aeroportos brasileiros, realizado na B3 Bovespa, em São Paulo, o ágio de investimento no arremate foi de 1.010,69%, o segundo maior entre os bloco concedidos desde o primeiro certame.
O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra esteve no leilão, na sede da Bovespa, em São Paulo, acompanhado pelo Governador do Estado, Camilo Santana, o Deputado Federal, Pedro Bezerra, e o governador de Alagoas, Renan Filho, além do empresário juazeirense, José Roberto Celestino.


Arnon destaca esse momento como de grande importância para a cidade de Juazeiro do Norte, tendo em vista a relevância na economia que o município poderá ter com a nova perspectiva de investimento no aeroporto.
“Representa uma porta aberta ao desenvolvimento e impulso da economia regional. Estamos todos felizes pela grandeza do leilão, tudo isso chega num momento importante para Juazeiro, pois proporciona crescimento para todo o Cariri e outros estados vizinhos”, afirma Arnon.
Segundo o prefeito, os próximos passados da gestão municipal serão adiantar o processo de emissão das licenças ambientais, para que estas possibilitem que as obras comecem o mais rápido possível no Orlando Bezerra.
O ex vice-prefeito e empresário juazeirense, Roberto Celestino, ressalta que o fato da empresa ser a detentora dos terminais com maior movimentação de passageiros do mundo exerce enorme influência para o aeroporto ser também um grande potencial aéreo nacional, ainda maior do que já é.
Questionado pelo Badalo sobre os investimentos a serem feitos e pelo valor do arremate, Celestino esclarece: “Um lance muito elevado pode ocasionar um baixo investimento da empresa naquilo que ela adquire, mas a Aena demonstra ser uma empresa muito bem estruturada, e deverá cumprir com os prazos e demandas do nosso terminal”.
O governador Camilo Santana também concedeu fala durante a solenidade, reafirmando o papel estratégico de Juazeiro do Norte como um centro de conexões importantes a nível regional no Nordeste.
“Era um trabalho de mais de dois anos, a contar pela experiência do Aeroporto de Fortaleza. A expectativa é criar um aeroporto moderno e um HUB aéreo, pela sua localização no centro do Nordeste”, completa o governador.
Com investimento previsto na casa dos R$ 130 milhões nos primeiros 3 anos, Camilo ressalta também que o processo terá prioridade na rápida iniciação e adaptação para o novo terminal de passageiros, citando o exemplo do Aeroporto de Pinto Martins, em Fortaleza, que conseguiu antecipar o cronograma de obras e deve entregar ainda este ano o novo terminal duplicado.
Ele também adiantou uma novidade: “Já estou elaborando projeto junto ao prefeito Arnon para estender o Anel Viário até o Aeroporto, para dar um acesso melhor e mais rápido a todos que utilizarem o equipamento”.
Devido a parte burocrática, deve-se cumprir um prazo para pagamento e assinatura de contrato em cerca de dois ou três meses. De imediato, será feita uma análise do plano de investimento da concessionária, e posteriormente o cronograma de aplicação das mudanças.